09/08/2011

I no interiorrrrrr


Uma verdadeira judieira que o Aurélio não tenha tido um primo, ao estilo Chico Bento, para fazer um dicionário de expressões do interiorrrr (como a língua bem enrolada, por favor). Mas deixo aqui a minha pequena contribuição, em favor daqueles que por ventura nos visitem...

Quando alguém te convidar pra sair, pergunte: Quem tanto vai?

Quando alguém te comentar algo, responda: Nem...

Quando não quiser fazer algo, diga: pode erguê

Quando você quiser dizer para alguém não se preocupar com algo, diga: Largue mão

Quer convidar alguém para entrar na sua casa? Então é: vamo chegá

E quando você for embora da casa dela, diga: vô chegando...

Perdi a hora? Não... rodei

Você estava na companhia de alguém que desapareceu? É, sinto muito, mas você levou um perdido

Para autorizar um serviço, diga: Pregue fogo

Uma pessoa agitada é espeloteada

Gostei da piada... coaiei de ri

Estrupício... bom, é estrupício mesmo

Tempos atrás costumávamos ir a... Não, fale assim: De primeiro a gente ia...

Tem alguém te atrapalhando? Fale: Pinica daqui!

Algum lugar vai estar cheio? Então ele vai fervê de gente

Se alguém é rapidinho, então ele é um cisco

Precisa de tempo pra pensar na resposta? Diga: Xéééé

Se ficou surpreso com algo? A expressão correta é: Senhorrr da capela!!

Fulano tá morgano?  É porque está perdendo tempo.

O moço não é muito másculo? Essa coca é fanta...

A pessoa se fez de boba? Então ela deu uma de miguelão.
 
Pópará!! É a síntese de “pode parar”, mas que significa “nem pensar”.

Aliás, só por aqui alguém consegue se afogar com a comida...

Se quiser xingar alguém então, é melhor dizer: porva, caipora, paia, candanga, baranga.

E por fim, mas não menos interiorano...

Xau

5 verbalizaram comigo:

Dribook disse...

Adorei Taís!!!!!Sempre que viajo pelo Brasilzão procuro um "aurélio local"rsrsr

Tenho um do Ceará..."Orélio Cearense"
conhece?(Ótimo e engraçadíssimo!!)

Mas sempre ando às voltas com o dialeto mineiro e gaúcho pois cresci escutando... haja vocabulário!!rsrsr

FÁBIO LUÍS STOER disse...

Prezada Blogueira,

achei muito bacana sua postagem, além de divertida, todas suas idéias foram muito bem colocadas.
Parabéns.
Acho muito especial mulheres que falam, melhor ainda as que escrevem, viu.......rs

Um abraço

Fábio Luís Stoer

Claudia disse...

Só conhecia o "miguelão", a coca/fanta.
Adorei o "Pópará"!!
Muito bom!
bj

Dri Andrade disse...

AMIGA HOJE É MINHA ESTRÉIA NO MULHERES MODERNAS E NENHUM SEGREDO : http://elasmodernas.blogspot.com/

TE ESPERO LA BEIJAO E FELIZ DIA DOS PAIS JUNTO AOS SEUS!

Taís disse...

Dri: São ótimos os nossos "dialetos" né? Também, com o brasilzão desse tamnanho... bjos

Fábio: Obrigada. Volte quando quiser. bjos

Cláudia: eu me divirto muito com esses regionalismos ou nem isso, senão que com a forma do povo falar mesmo. Adoro ouvir todo tipo de diferenças. bjos

Dri: tô lá! bjos